HÁ RAZÃO PARA SER FELIZ?
Esta é a geração das facilidades, há luz elétrica, água encanada e diversos meios de transportes por terra céu e mar, mas nem sempre foi assim… Houve tempos em que chuvas e uma boa colheita era porque os deuses estavam satisfeitos com os seres humanos, não haviam todos os tipos de frutos e grãos o ano todo, não havia atrazina para pulverizar as plantações nem tão pouco maquinário para tal plantio. O Homem devia sobreviver do suor do seu rosto até o pó retornar Gênesis (3:19-21)
O oceano atlântico era algo “intransponível”, não existia vida no além mar e quem se aventurasse poderia ser o seu fim. Todos eram advertidos sobre os perigos do “mar tenebroso, monstros marinhos que devoravam barcos e pessoas”. Ultrapassar os limites do oceano poderia cuminar em uma queda sem precedentes. Poucos iam além nestas águas, e muitos não voltavam de suas aventuras, antes da contra reforma o oceano atlântico era visto assim. Recentemente apareceu um britânico Ben Hopper que queria ser o primeiro a atravessar o atlântico a nado, mas não deu muito certo.
De onde veio a motivação que fez o homem ousar, superar seus limites e vencer seus medos? Sócrates foi um dos mais famosos, pois ele foi inspirador contra o pensamento formado sobre as coisas. Mostrou que as pessoas deveriam questionar para chegar a uma compreensão melhor. Ele foi considerado o mais sábio de seu tempo, porque ele “só sabia que nada sabia” por isso ele questionava, mas isso lhe custou a condenação de beber cicuta.
Platão discípulo de Sócrates, veio nos apresentar a realidade por meio do mito da caverna, onde aquilo que os homens achavam ser a verdade projetada no fundo da caverna, era na verdade uma sombra do mundo exterior ao da caverna.
Aos poucos o Teocentrismo vai dando lugar ao Antropocentrismo, os antigos filósofos viam tudo a partir de Divindades o mundo cósmico e sua metafísica. Já os filósofos da modernidade combateram ferrenhamente estas ideias. Nietzsche Assassina deus, Sartre afirma que o homem foi jogado na existência e o mesmo deve dar conta de si, e sua felicidade é sua responsabilidade. O iluminismo distancia ainda mais o homem do cosmos e o aproxima mais da ciência. Vieram as guerras, e os países necessitaram se reerguer das ruínas, as crenças mitológicas só os tornavam ainda mais fracos e mais apegados a Deus. De uma forma ou de outra o homem passou a criar formas de se defender de futuras ameaças.
Por quê Mesmo Tendo De Tudo Muitos Não São Felizes?
Simples cálculos para a mapear territórios se tornaram calculadoras, computadores, rádio comunicadores, aviões, veículos potentes e armas mais avançadas, tudo na esperança da soberania bélica e de subjugar ao outro.
Com o tempo estas armas e as tecnologias foram avançando, principalmente com o surgimento da internet que também era de uso militar. Os equipamentos que tinham uma finalidade bélica, foram domesticados e adaptados ao dia a dia da sociedade, se tornando os computadores pessoais, smartphones e uma infinidade de eletrônicos que vieram para” facilitar” a vida do ser humano.
Será que a vida do ser humano passou a ser mais fácil com tudo isso? Onde está o ser humano que cria que a chuva era dádiva divina? Ele está ocupado demais sendo o senhor do tempo através da Haarp? Qual foi sua motivação? É perceptível a evolução tecnológica na humanidade, aviões supersônicos veículos autônomos, naves espaciais são prova desse grande avanço. E o ser humano que controla essas máquinas também evoluiu com esse paralelo também? De onde veio a ideia que tudo isso melhoraria a Humanidade?
Existem outras teorias e probabilidades de como tudo isso pode ter surgido. Mas a questão é; O Ser humano não deveria ser mais feliz? Ele não conseguiu coisas além do que poderia imaginar? Não conquistou até a “Lua”?
Se a maior parte da humanidade não é feliz o que a afasta desse tão famigerada felicidade? As pessoas deixaram o campo, ou foram impelidas a isso com a promessa que eles seriam mais felizes? Se é assim por que em todas as mídias bomba a informação de que a depressão é o mal do século?
Já vimos pessoas dizerem: “- Quando tinha sua idade eu fui criança”, e hoje as crianças não são crianças? São o que então? Na verdade a maior parte das crianças de hoje não estão tendo infância, muito se dá pelo acesso as novas tecnologias.
Jogar bolinha de gude, andar de carrinho de rolimã, rodar peão, fazer fogueiras a noite, brincar de amarelinha, de se esconder, brincar com bonecas não tem sido tando o atrativo dessa geração, quanto os jogos online e as redes sociais.
O maior desejo de um jovem não é mais ganhar uma chuteira e ser jogador, ou ganhar roupas e bonecas e se tornar modelos e atriz, a maioria quer um celular ou uma boa câmera para se tornar um Youtuber, e ter muitos seguidores nas redes sociais.
No período de férias vemos muitos pipas no ar, mas quem está no controle são na maioria adultos querendo relembrar o tempo de infância, mas as linhas jã não são como antigamente, nem mesmo as latas onde essas linhas são enroladas, muitos utilizavam latas velhas de leite pra enrolar linha. Os jogos de fliperama era a sensação da garotada. Tudo era muito artesanal.
Hoje você pode criar vários tipos de emuladores com o Raspberry, e jogar um infinidade de games. Esta tudo tão disponível para essa geração, mas parece que a maioria não consegue perceber graça em quase nada. Há muitos olhos nas telas, e tão poucos não olhos nos olhos.
Quantos não estão solitários com uma infinidade de amigos virtuais, esse quase não sai na rua por morar em apartamento, ou por simplesmente nem saber quem são seus vizinhos.
Você entende o mistério de Jesus ter vindo em uma maneira tão simples? Nasceu em uma manjedoura, nem tinha abrigo, teve que ficar em um local onde os animais viviam. Tudo em uma imensa simplicidade. Aí está o segredo da felicidade, a simplicidade. Quando você vive em um alto padrão de vida muitas vezes você acaba se submetendo a coisas que podem lhe tirar sono à noite, e muitos farão de tudo para não perder as comodidades em que se encontram. Tudo que você deseja tem um custo a se pagar, e muitas vezes você pode pagar um preço alto em algo sem valor, como o seu suor, horas a mais no trabalho, não acompanhar o crescimento dos filhos seu vigor e a sua saúde em troca de uma aposentadoria que só da para os remédios para tratar as enfermidades que o trabalho lhe trouxe ao longo dos anos e as vezes nem para isso o dinheiro dá.
Foque Primeiro No que você quer Levar
Há quem diga que dessa vida nada se leva, mas há sim coisas que você pode levar que são bons momentos ao lado de pessoas incríveis, abraços sinceros que você ganhou durante a vida, amores extraordinários com as pessoas com quem você se relacionou. Tudo isso porque você escolheu levar a vida leve, alguns se matam de trabalhar só para exibirem coisas para conquistar as pessoas, outro conquistam as pessoas com seu carisma e encanto.
Estamos em um mundo de facilidades, e cabe a você a decisão do que realmente importa para você, como você quer gastar os dias que lhe resta? Quanto mais você se apegar as inovações mais você se tornará um escravo na Matrix. Só no dia em que você conseguir olhar ela de fora, ou ao menos voltar o seu olhar para o seu interior você entenderá isso. Não que você deva negar e rejeitar tudo a sua volta não é isso, é só uma questão de priorização olhar pra si mesmo, se conhecer e ver se o que você faz hoje é realmente algo importante que se você faria mesmo que hoje fosse o ultimo dia da sua vida. Pense nisso!