Singularity e Suas chocantes previsões para Humanidade Até 2038

Singularity e Suas chocantes previsões para Humanidade Até 2038

PREVISÕES DA UNIVERSIDADE SINGULARITY PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Nesta matéria Iremos falar sobre Um artigo Intitulado “Contagem regressiva para a singularidade” O qual o futurista Peter Diamandis, cofundador da Singularity University, publicou em seu Linkedin, Neste artigo ele faz 50 previsões do que virá de inovação até o ano de 2038.

Peter Diamandis

Suas previsões seguem as tendências e inovações em tecnologia, mostrando um novo mundo até 2038. Será um mundo totalmente adaptado às tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada.

A Singularity University, que fica situada no coração do Vale do Silício, uma organização criada pela NASA e pelo Google. Diferente de uma universidade tradicional, suas aplicações de tecnologias exponenciais e resolução de problemas globais, tem o intuito de geram grandes impactos acabar com a pobreza no mundo ou a e trazer cura para doenças mundialmente conhecidas. Confira a lista:

2018 – I.A Com Emoção

Já não é de hoje que ouvimos falar disso, há muitos filmes e séries que trabalhavam esta temática mesmo antes disso ser cogitado como previsão, na série Jornada nas estrelas, ou em filmes como A.I. Inteligência Artificial, Robocop, uma Odisseia no espaço ou como o filme “Ela” Onde um recém-divorciado solitário heodore Twombly que passou por um término difícil, e acaba se apaixonando por um sistema operacional com uma voz feminina chamada Samantha.

Como você pode ver a data desta previsão foi 2018, este tipo de tecnologia já está em nosso meio e está se aperfeiçoando cada vez mais e mais, seja por meio da Cortana no Seu Windows, por meio da Siri no seu iOS, por meio da alexa, bixby ou qualquer outro assistente virtual que venha surgir. Seja no seu celular, na sua Smart TV, ou em qualquer outro dispositivo eletrônico, os assistentes virtuais irão se tornar critério do consumidor na escolha de equipamentos tecnológicos.

O curioso é que a forma de interação com estes dispositivos através de comando de voz vão nos acomodando em nossas tarefas do dia a dia, recebemos uma ligação de telemarketing e já nem sabemos mais se estamos falando com um ser humano ou não. E o mais curioso ainda é que estes sistemas medem, simulam e reagem às emoções humanas, a tecnologia promove uma interação “natural” e personalizada entre humanos e máquinas. Então caso você fale em um tom agressivo não será estranho ouvir destes sistemas a seguinte resposta: “Não precisa falar assim comigo desta forma você fere os meus sentimentos” Se isto já não estivesse implementado talvez muitas pessoas não acreditariam nesta possibilidade.

2018 – Facilidade Em Adquirir Drones e Equipamentos de Realidade Virtual

fonte: Pixaby

Tem mais, neste mesmo ano foi previsto também que os Drones e os equipamentos de realidade virtual teriam valore bem acessíveis, podemos ver isso com a questão das retrospectivas de casamento e debutante onde as empresas de fotografia passaram a utilizar drones em suas fotografias tornando ainda mais atraente seus álbuns de fotografias, com aquela panorâmica tirada na praia ou em uma ilha. Neste ano também robôs inteligentes passaram a automatizar algumas tarefas manuais e repetitivas e já começaram a extinguir algumas modalidades de emprego.

Fonte: Pixaby

2020- Internet Fibra Óptica

Fonte: Pixaby

O ano de 2020 foi muito conturbado e ficou bem comprometido devido a pandemia, porém mesmo assim em meio ao acesso remoto, o home office, as lives e a internet 5G ganharam um enorme público, que só não aumentou mais durante este ano por conta do lockdown e da paralização que se estendeu por meses.

No ano de 2021 muitas das empresas correram atrás do prejuízo e muitas pessoas foram contratadas para a implementação de fibra óptica por toda parte, foi por esse motivo que durante o ano de 2021 ao você sair na rua não era difícil ver ruas tomadas de técnicos um em cada poste instalando pontos de fibra óptica, que segundo a previsão da singularity neste ano iria entregar internet de 10 até 100 megas de velocidade de fibra óptica.

Fonte: Pixaby

2020- Mudanças Na Medicina diagnóstica

Fonte: Pixaby

2020 – Há uma base de dados que está armazenando todos os diagnósticos de todos os pacientes independente que o seu tratamento tenha sido feito na saúde pública ou particular.

Já aconteceu de quando você precisou fazer um exame qualquer, vir juntamente com os prontuários de assinatura, um formulário de consentimento de uso de seus resultados diagnósticos?

Fonte: iStock

Pois bem, estas informações é que serão armazenadas nesta base de dados, e a própria inteligência artificial juntamente com o aprendizado de máquina irá fazer um cruzamento dos tratamentos mais bem sucedidos entre pessoas com o mesmo quadro de saúde aumentando assim as chances de sucesso deste tratamento. Porém quanto melhor essa base funcionar, menos será necessária a intervenção do profissional da saúde.

2020- Carros Voadores

Fonte: iStock

Ainda no ano de 2020 está previsto que carros voadores vão entrar em operação em algumas cidades, ou seja, isso só não ocorreu ainda por conta do período difícil que foi o ano de 2020 devido a todos os comércios fechados, e todas as complicações que correu da  a falta de peças e da  alta de todas as coisas,  impactou muito pra que muita das coisas  coisas acontecessem dentro dos períodos previstos.

Levando em consideração tudo que aconteceu, você pode analisar que os estudos não pararam e provavelmente você já deva ter visto alguma notícia ou alguma informação a respeito dessa questão de carros voadores.

     No momento, tudo isso parece mais coisas de ficção científica, mas quando as pessoas se depararem com isso como realidade, muitos irão assustar e até mesmo irão questionar se estão no mesmo mundo que elas viviam no ano de 2017, pois essas previsões foram anunciadas por Peter Diamonds para ocorrerem do ano de 2018 até o ano de 2038, ou seja, dentro de um curto período ele anunciou inúmeras mudanças que  irão acontecer no ramo tecnológico.

     As pessoas que tiverem dificuldades em aceitar a realidade provavelmente no momento que lerem esse artigo irão achar que eu não estou falando sério, esse papo de carros voadores e todo esse avanço  tecnológico parecem coisas de filmes de ficção científica, mas no momento em que essas pessoas verem isso acontecendo elas irão se lembraram desta matéria e dirão: “Bom o Adenilson tinha razão em acreditar que eles já estavam com tudo isso premeditado!”

2022- Impressoras 3D Imprime Materiais Para Construção

Fonte: iStock

     No ano de 2022 olha só que informação bombástica impressoras 3D conseguirão imprimir roupas e materiais para construção, imagine uma coisa dessas! Você tem uma impressora em casa que fabrica materiais para construção? Imagine quantos tipos de materiais diferentes, e os tipos de arquitetura diferentes que irão surgir a partir disso!

    Esse avanço das impressoras será uma coisa espantosa, acreditamos que as casas de materiais para construção vão ter um concorrente  bem forte. Isso no caso, quando as impressoras 3D passarem a ter um preço mais acessível. No momento estas que encontramos à venda, ainda tem um preço consideravelmente alto, então na medida que todos cidadãos tiverem a possibilidade de ter a sua impressora 3D em casa, não irá surgir somente materiais para construção, mas também outros itens e muitas novidades 

2022- Liberação Para “Condução” De Carros Autônomos

Fonte: iStock

     

Em 2022 também há rumores de que as pessoas vão ter liberação para conduzir  carros “autônomos” pelo menos nos Estados Unidos e em alguns outros países também, ou seja, já estamos falando de um avanço de carros autônomos veículos que irão ser dirigidos sem a necessidade de um motorista ou de intervenção humana para se locomoverem.

2022- Robôs Domésticos

Fonte: iStock

    

  Uma outra coisa espantosa que gostaríamos de comentar sobre o ano de 2022 é que robôs domésticos irão se tornar normais em alguns lares da classe média, esses robôs serão capazes de fazer até mesmo leitura labial, reconhecimento facial e de alguns gestos com bastante clareza. Esses robôs também vou conversar naturalmente e atuar como recepcionistas, assistente de lojas, escritórios e de bares.

     Muitos que trabalham no ramo de serviços e do comércio também correm grande risco de perderem sua posição para robôs, pois eles irão ocupar posições de serviço em diversos ramos e segmentos. 

Isso pode servir como um alerta para aquela pessoa que atua como atendente em lojas, bares e restaurantes. Quando você começar a ver comerciais, filmes ou reportagens mostrando esses robôs graciosos servindo as pessoas nesses ambientes saiba que é chegado o momento de investir em outro ramo de atuação.

Fonte: iStock

     O que vai determinar o avanço desses robôs nestes segmentos e até mesmo nos afazeres dos serviços domésticos será o custo. Sim, pois quanto mais caro for produzir em larga escala estes tipos de robôs, menos atrativos eles serão. Então  hoje em dia ainda está tranquilo para manter os custos de uma atendente de bar, lanchonete, shopping e de restaurante. Mas quando eles conseguirem baratear esse tipo de tecnologia para ter todos os tipos de robôs em vários tipos de segmentos, os seres humanos passarão a ser substituídos por esses robôs.

  Uns meses atrás que fui a um shopping do qual quero citar o nome, havia uma atendente fazendo sorvete, muito bom por sinal! 

Pouco tempo depois tive que voltar naquele mesmo shopping, ao passar pelo local onde estava o quiosque, notei que aquela atendente não estava mais lá nem tão pouco o quiosque. No lugar daquela atendente eu encontrei uma máquina, sim! Uma máquina…

Essa máquina montava sorvetes de forma automática e muitas  pessoas que estavam ali comprando aquele sorvete, estas pessoas não estavam comprando nem tanto pelo desejo ou pela necessidade de comprar um sorvete, mas sim pela curiosidade e pelo riso que era causado a elas ao verem que aquela máquina confeccionando o tal sorvete.

Era um tipo de braço mecânico por assim dizer, ele ia pegando todos os itens escolhido pelo cliente em uma velocidade já sincronizada e no momento que este sorvete ficava pronto aquele braço mecânico tocava um Sininho e ainda dava tchauzinho para aquela pessoa.

Aquelas pessoas não se espantaram em ver isso naquele momento, mas talvez passado alguns anos onde essa pessoa veja que aquilo que ela faz hoje, que jamais imaginaria que poderia haver uma máquina para substituí-la nesta função que ela faz atualmente, aquele tchau dado pelo braço mecânico ao terminar a produção do sorvete fará com que esta pessoa se lembre de dar tchau para esta posição a qual ela ocupa atualmente infelizmente….

2024 – Turismo Espacial

Em 2024, o turismo espacial deverá se tornar uma realidade em menos de uma década, e talvez seja possível missões privadas para Marte. Enquanto isso, em terra firme, os drones farão entregas de forma ágil na porta de casa.

     

2024 – Missões Privadas para Marte

Fonte: Pixaby

     Ano de 2024 às primeiras missões privadas para Marte serão lançadas, ou seja, será um momento onde muitas pessoas no caso aquelas que tiverem condição para tal, fazer uma visita ao espaço. Não será mais somente uma questão de viajar em torno da atmosfera em uma nave espacial como fez o dono da Amazon: “Jeff Bezos”, sendo um dos pioneiros no segmento. Mais uma vez provando que isso aí não é  ficção, mas sim uma realidade que já pode ser contemplada.

    Será costumeiro ver reportagens de magnatas que investem neste ramo de tecnologia e de viagens espaciais buscando acordo com outros países do qual tenha uma posição privilegiada para o lançamento de seus foguetes e de outros tipos de investimentos. 

2024 – Entrega Via Drones

Fonte: Pixaby

 

Estão nas previsões deste ano de 2024 que os voos de drones diariamente chegarão a mais de 10.000.000 viagens por dia, ou seja, vai ser 100 vezes mais do que era antes. Que coisa né!

     Lembra que os Drones iriam fazer entregas e tudo mais, este é um mercado em grande ascensão onde aquela pessoa vai fazer uma compra e quase que imediatamente, como será praticamente tudo sistêmico, a compra  já será faturada e um Drone já estará ali na posição pra levar aquela mercadoria deixar no telhado,  na porta ou na recepção de onde aquela pessoa mora. Isso também irá fazer com que algumas formas de emprego sejam substituídas por esses Drones.

Esse mercado de drones será tão abrangente que os mesmos farão entregas por terra, céu e mar. 

2024 – Era Da Energia Solar e Eólica

     Os primeiros contratos de energia solar e eólica de 1 centavo KwH serão fechados. Olha só! Lembra que recentemente alguns contratos em alguns países do mundo já fizeram acordos de redução de CO2 da emissão de gases poluentes para preservar o meio ambiente e minimizar os impactos ambientais? Então, é um ramo promissor esse de energias renováveis e de energia limpa e quando estamos falando de energia solar e energia eólica, nós estamos falando aí de um ramo que tende a crescer muito nos próximos anos.

2024 – Veículos Elétricos Comporão Metade Das Vendas

     Se você prestar atenção neste artigo, também no ano de 2024 as vendas de veículos elétricos irão compor metade da venda total de automóveis. Vamos supor que uma pessoa no ano de 2022 tenha comprado um carro de mais de R$100.000 e com prestações a perder de vista, imagina que quando chegar no ano de 2024 ou talvez entre 2025, 2026. Com todos esses tratados de diminuição de emissão de CO2 farão com que os combustíveis fósseis fiquem mais caros e cada vez mais esse tipo de mercado irá entrar em escassez e será desestimulado para que as energias renováveis tomem conta desse novo mercado, O que fará com que muitas pessoas percam seus veículos.

     Quem é que irá querer comprar um veículo a combustão em um cenário onde quem está tomando o mercado são os carros elétricos? E quem já comprou o seu veículo a combustão ou ainda está pagando o seu? O que será que vai acontecer com os carros dessas pessoas? Uma coisa óbvia a se dizer é que muitas pessoas irão procurar se desfazer de seus veículos, vendendo eles à preço de “banana” se é que pode-se dizer assim hoje em dia dada as altas das coisas!

Esses veículos passaram a ter uma alta de preço absurda devido à “pandemia” de 2021 e a falta de distribuição de peças vindas da China. Tanto o carro quanto a moto passaram a ter um preço exorbitante, praticamente de três vezes mais o valor tabela deste veículo antes do ano de 2019.

     Imagina agora, chegou o ano onde os carros elétricos tomaram conta do mercado, não vai estar escrito o tanto de pessoas que de repente irão perder o dinheiro que investiram em um carro de alto padrão.

De repente aqueles que compraram um carro híbrido ainda vão ter certa vantagem por conta desses veículos poderem ser conectados na tomada para carregar sua bateria, para funcionar tanto na energia elétrica quanto à combustão estas pessoas aí ainda poderão encontrar mercado para esse tipo de veículo. Já aqueles veículos que funcionam completamente à combustão estarão com os dias contados.

 

2024 – Novos Requisitos Para Ter Um Trabalho Rentável   

 

Neste ano de 2024 também lidar com inteligência artificial em realidade aumentada serão requisitos para a maioria de empregos, ou seja, vai ser uma nova modalidade de empregos, e também novos requisitos serão exigidos daquela pessoa que pretende se manter ou ingressar no mercado de trabalho, ou seja, a habilidade de lidar com inteligência artificial será uma grande necessidade do mercado então. Procure estudar algoritmos, programação orientada a objetos,  programação web e tudo que seja voltado a este meio tecnológico de inteligência artificial, computação em nuvem e todas essas modalidades novas que estão surgindo.

     Mesmo com um mercado emergente e muito promissor à vista, demandando de profissionais capacitados neste segmento infelizmente ainda neste exato momento há muitas pessoas que estão engessadas com a modalidade clássica de emprego na mente, não despertaram para o novo mercado que está surgindo diante dos olhos delas ou talvez esteja em uma realidade de negação, onde muitos não queriam aceitar, pelo fato de não se sentirem preparados ou capacitados para enfrentar essa nova onda que está surgindo. Então neste momento o que nós lhe aconselhamos é que você procure interagir com a tecnologia para que você tenha o seu espaço nesse novo mercado que está a surgir…

2026 – Possuir Um Carro Será Coisa Do Passado

     

O Ano agora é o ano de 2026, olha só! Bem parecido com o que acabamos de falar anteriormente sobre o ano de 2024. No ano de 2026 a posse de um carro já não será mais normal, veículos autônomos irão dominar as estradas. Sabe o que quer dizer? Que ver uma pessoa dirigir será coisa do passado.

     O que está no imaginário de muitas pessoas é que se você precisar ir de um ponto até um outro lugar você poderá chamar um veículo via aplicativo e este veículo irá aonde você está e te levará aonde você precisa ir.

Muitas das pessoas que têm carros hoje, nesta época poderão não ter mais. Imagina aquela pessoa que estava pagando a prestação de seu carro e que talvez iria quitar seu financiamento lá pelo ano de 2030. Como ficará a situação desta pessoa? Será que vale a pena comprar carro neste momento? 

Será que dadas essas previsões e levando em consideração os anos que se passaram mostrando que até o momento foram assertivas as previsões, será que vale a pena mesmo investir em um veículo que iremos pagar prestações à perder de vista, e antes mesmo de terminarmos de pagar esse veículo se concretizar essa previsão de que a compra de veículos  cairá em desuso?

2026 – Veículos Autônomos Estarão Transitando Por toda Parte

  Também está entre as previsões que no ano de 2026, que 100.000 pessoas irão transitar entre Londres, Tóquio e São Paulo em veículos autônomos, irão utilizar até mesmo veículos de aterrisagem vertical, ou seja, os veículos autônomos não irão cruzar somente as estradas, mas também poderão transportar as pessoas por terra céu e mar.

Falando de veículos de aterrisagem vertical, são veículos que irão sobrevoar um local como você, e rapidamente irão te deixar em outro local. Essa aterrissagem vertical seria como se fosse um elevador onde o veículo iria aterrissar em um local já determinado.

 Parece uma coisa muito interessante falando assim desta forma, mas e os motoristas que atualmente trabalham e levam seu sustento para casa dirigindo por meio dos aplicativos?

 Até mesmo os motoqueiros que entregam o alimento das pessoas, correspondência ou algum tipo de item comprado. Em que mercado estarão trabalhando essas pessoas nesta altura do campeonato? Por esse motivo estamos falando desde o começo que, neste artigo, há pontos muito importantes para serem levados em consideração, para que nós não sejamos pegos de surpresa.

    

2026 – Mudanças Na Agricultura

 Em 2026 muitas mudanças irão ocorrer continuamente, a agricultura vertical vai se tornar vital para a produção de comida na maioria das grandes cidades.

2026 – Internet 5G Se Tornará Mundial

Uma outra coisa que achamos muito interessante nesse artigo, se tratando de 2026, é que 8 bilhões de pessoas irão se conectar a internet em velocidade de 500 megas, essa era uma previsão para uma alta da internet 5G somente no ano de 2026, mas já no ano de 2022 já foi possível contratar planos de 5G de até mais de 1GB isso é muita coisa!

     Quando o artigo fala que 8 bilhões de pessoas se conectaram a internet ele está se referindo que neste ano praticamente o mundo inteiro em todas as localidades terão esta capacidade de uma internet de velocidade absurda. Por que isso?

Para que os veículos autônomos possam trafegar por todos os lugares da terra. Onde não houver disponibilidade de rede, não haverá como esses veículos autônomos trafegarem, por isso a grande importância de fornecer altos padrões de velocidade de internet para o mundo todo.

 Não nos estranharia, se em breve chegasse alguém nos oferecendo internet de graça com a roupagem que seria um benefício concedido aos cidadãos, mas na verdade não será. 

Como um veículo autônomo chegaria até você ou saberia onde você está sem acesso à internet ou sem que ele tivesse acesso ao seu GPS ou seu ponto de localização no mapa?

Para que todos esses veículos autônomos funcionem de uma forma sincronizada estes precisam que a internet esteja funcionando de forma bem precisa em todos os lugares onde irão trafegar, principalmente para que os veículos não colida uns nos outros. E ligando está informação a uma outra parte deste artigo, fica claro o porquê a posse de veículos se tornará uma coisa do passado.

É comum ouvir as pessoas dizerem: “E se alguém bater em um veículo autônomo? Como fica? Quem irá responder pela batida?” Mais um motivo para sincronizar todos esses veículos via rede.  

E quando vierem os computadores quânticos essa tecnologia terá capacidade de se ampliar mais ainda esses computadores com auxílio da rede atuará como se fosse um maestro digital.

     

2026 – Realidade Paralela

Para o ano de 2026, também há a previsão de que a realidade virtual se tornará onipresente e os pais constantemente irão reclamar que seus filhos estão em vivendo em “outro universo.”

  Uma grande empresa líder no ramo de redes sociais já está prometendo criar um universo paralelo para que as pessoas possam interagir dentro de uma outra realidade que elas poderão acessar mediante a equipamentos eletrônicos.

2028 – A Energia Solar e Eólica Lidera O Consumo Mundial

     Veja só que espantoso em praticamente 10 anos após o início das previsões a energia solar e a energia eólica irá representar quase 100% do consumo mundial, ou seja, não será uma inovação somente em um bairro, estado ou país, mas sim no mundo todo! Esse tipo de energia que nós conhecemos agora, e que quase o mundo todo utiliza provavelmente irá  se tornar um tipo de energia cara e insustentável.

     Já está preparado para fazer a substituição do tipo de energia que você utiliza na sua casa por uma energia mais limpa? Então comece a pensar no assunto, pois se houver um momento onde todos terão que se adequar essa troca de sistema poderá ter um preço bem mais alto, e bem diferente do preço que estava na época em que esta matéria foi escrita.

Encarecer o tipo de energia que utilizamos atualmente é a melhor forma de “incentivar” as pessoas e procurar instalar painéis solares ou energia eólica, daí todos irão mostrar o quanto reduziram absurdamente o valor de suas contas, e o restante virá automaticamente em busca desta mudança.

     Enquanto a previsão para o ano de 2028 é que a energia solar atinga seu auge, neste mesmo ano é onde começa o declínio da oferta mundial e dá utilização de combustíveis fósseis. Seria isso uma coincidência?

Isso nos leva a crer que na verdade tem uma agenda a ser cumprida que caminha a passos largos, e quem procurar conhecer e se antecipar aos fatos é quem sairá na frente e levará a melhor…

   Como a demanda mundial por petróleo chegou ao seu auge e vai começar a decrescer, aqueles veículos que funcionam via combustível fóssil vão se tornar mais raros e também esses combustíveis e como vão se tornar uma coisa mais rara, também irá se tornar uma coisa mais cara. Imagine quem tem um Opala!

Só aqueles que tiverem dinheiro poderão comprar um veículo autônomo, mas acreditamos que tanto quanto já é a dificuldade para uma pessoa adquirir uma casa própria hoje em dia, será mais difícil ainda para que uma pessoa comum consiga adquirir um veículo autônomo. 

     Se uma só empresa tomar conta dos veículos autônomos ficará mais longe ainda o sonho de um cidadão comum adquirir um. Agora se as vendas destes veículos ocorrer de forma aberta, onde vários fabricantes poderão competir no mercado pela venda da sua marca, talvez no auge das vendas desses veículos autônomos, seja “possível” a aquisição de um, como resultado da concorrência assim como hoje ocorre com as empresas de ônibus e com as empresas de viagem.

Tudo também indica que poderá ocorrer monopólio neste segmento, já que uma pessoa vai viajar de Londres até São Paulo, há várias fronteiras que precisariam ser cruzadas, e para que uma empresa atue desta forma precisaria haver um governo único o qual desse autonomia a essa empresa para que ela pudesse agir assim com esta tal liberdade.

2028 – Relacionamentos Amorosos Com Robôs

     

Ta se espantando com o ano de 2028 veja esta então: Neste mesmo ano robôs passarão a ter um relacionamento real com as pessoas, darão suporte aos idosos, cuidarão da higiene pessoal das pessoas e também e prepararão alimentos, ou seja, irão “cozinhar, lavar e passar” como diz o ditado.

Quando falamos que robôs poderão ter relacionamento com humanos não falamos só no sentido de interação, mas sim de relacionamento amoroso, afetivo e sexual também! Isso tornará esse tipo de robôs ainda mais populares, tem uma série muito interessante chamada Better than us ou talvez West World que nos dão um panorama interessante desse cenário, ou talvez um episódio da série black mirror chamado “ Volto Já.”

     Parece muito irreal falar que nossa interação com as “máquinas” chegaria tão longe assim, mas acreditamos que esta questão pode ir ainda bem mais longe que isso! Pois o artigo diz também que esse tipo de robô passará a ser popular entre as pessoas ou seja um relacionamento entre humano e um robô  vai ser uma coisa tão comum que eles terão uma alta aceitação, dadas as coisas que estes tem a nos “oferecer”.

     Já ouviu falar da “Sofia” estamos falando de um android que recebe cidadania, ou seja, estamos falando de um androide que tem praticamente os mesmos direitos que nós como cidadãos. Isso significa que em um breve futuro as pessoas também passarão a se “casar” com esses robôs.

Se olharmos para leis e tudo que a mídia propaga hoje para destruir a imagem da família essa oferta de robôs torna um mercado escancarado para pessoas que foram feridas ou pessoas que tem medo de um relacionamento “humano” por assim dizer…

2030 – A Inteligência Artificial Passa No Teste De Turing

     Em 2030 a inteligência artificial passará no teste de Turing. onde a convivência entre seres humanos e máquinas será tão “natural” que ficará muito difícil distinguir entre um ser humano e uma máquina. É nisto que consiste o teste de Turing, se uma máquina seria capaz de naturalmente substituir um ser humano ao ponto de outro ser humano não ser capaz de afirmar se está interagindo com um outro ser humano ou não.

Chegado esse ponto significa que as máquinas já superaram os seres humanos em todas as instâncias, podemos se dizer que entramos na era da singularidade.

     No ano de 2030 poderíamos dizer também que aquelas pessoas mais ricas terão acesso a longevidade, ou seja, esse escape da longevidade fará com que essas pessoas vivam mais tempo e aumentem sua expectativa de vida, graças a  esse conhecimento tecnológico.

Talvez neste momento as pessoas aceitem integrar em si órgãos cibernéticos ou talvez alguma forma a inteligência artificial, transferindo sua consciência para “nuvem” ou para uma máquina. Há várias promessas nesse ramo de longevidade que quem viver verá!

2030 – A quebra da Criptografia

     Agências de inteligência irão confirmar que as mensagens que foram enviadas armazenadas de forma segura entre os anos 1990 até 2029 foram desencriptadas com sucesso! 

Sabe o que quer dizer? Isso quer dizer que os computadores quânticos irão acessar tudo que foi transmitido de forma segura sem nenhuma dificuldade. Levando em consideração que a internet começou em outubro de 1969 e só foi se tornar a (WWW) World wide web, essa rede mundial de computadores em agosto de 1991, isso nos leva a crer que eles querem acessar tudo que foi transmitido no momento mais áureo de internet.

     Esse tipo de criptografia binária que utilizamos hoje, vai se tornar uma coisa totalmente obsoleta, prova disso é que tudo que foi transmitido de forma segura perderá sua validade, imagina o tanto de falcatruas que foram feitas utilizando a internet? Pois é nesse dia, muita gente poderá ser presa e muitas máscaras cairão.

2030 – Redução de Co2

      No ano de 2030 a maioria emissão de carbono irá cair rapidamente a cada ano, e ainda será assinado um tratado de emissão zero de co2 até 2050. No ano de 2022  foi assinado um tratado bem semelhante aos já citados, o que indica que nos próximos anos a coisa tende a aumentar e o cerco tende a se fechar mais ainda.

No decorrer dos próximos anos, no noticiário e no dia a dia será bem comum ver este tema sendo tratado com maior rigorosidade, pois essa questão é um assunto sério e de interesse global até que a emissão zero de co2 aconteça.

2032 – Implantes Neurais e Membros Cibernéticos

     O ano agora é o de 2032, a maioria dos profissionais humanos já tiver alguma modificação em seu cortex ou receberam em si co processadores com comunicação via web em tempo real, ou seja, aquela questão que citamos acima tratando da longevidade onde as pessoas vão integrar componentes eletrônicos no seu corpo não é uma realidade distante.

     Será comum ver pessoas com implante na sua espinha, no cérebro ou em qualquer outro órgão, pessoas com habilidades extra sensoriais desencadeadas por esses dispositivos tecnológicos será normal, já que alguns prometem que pessoas poderão acessar a consciência uma das outras ou até mesmo conversar por meio de telepatia.

     Uma pessoa que perdeu um ente muito querido ou um amor, poderá transferir a conciência desta pessoa para um avatar, android, ou substituto, seja lá como você queira nomear e continuar sua vida em uma outra estrutura corporal.

Algumas pessoas que quiserem permanecer nos seus próprios corpos, mas que possuem alguém tipo de deficiência, poderão receber implantes para poder recuperar os movimentos, andar ou fazer qualquer outra tarefa que antes não era possível por conta de sua condição limitada.

 2032 – Robô Avatar Se Torna Popular   

 

Robôs avatares vão se tornar populares, sabe por que? porque, uma pessoa vai conseguir transportar a sua “consciência” para qualquer lugar do mundo de forma remota, ou seja, eu posso colocar um robô avatar meu lá na China e eu posso ter um outro aqui, e aí eu não vou precisar mais de um corpo biológico, pois terei um corpo robótico.

Como a tecnologia promete que o ser humano vai conseguir armazenar a sua consciência de forma cibernética basta você transferir via rede essa consciência para um outro local da terra e esse avatar vai tomar a vida na mesma hora. Até essa questão de viagens ficará obsoleta porque você vai poder trafegar para qualquer canto da terra na mesma hora, desde que você tenha um avatar pronto para receber a sua consciência naquele lugar.

     Imagina um médico que antes tinha que fazer cirurgia de forma remota por não poder ir tão rápido de um lugar ao outro, ele agora pode possuir um avatar dele que permitirá que ele tenha acesso ao lugar que ele desejar. você também poderá viajar pelo mundo, conhecer diversas culturas, passear, fazer reuniões.

Agora você não necessitará mais ficar preso a lives e reuniões maçantes, nem aquelas conversas cibernéticas maçantes, tudo isso será coisa do passado, pois  quando esse mercado de avatares entrar em ascensão por volta do ano de 2032, também neste mesmo ano robôs se tornaram comuns em locais de trabalho eliminando todo tipo de trabalho manual e repetitivo. Além dos tipos de trabalhos que serão extintos entrarão os de guia turístico, recepcionistas, motoristas, serventes e construtores. Enfim será muito difícil ver os seres humanos fazendo qualquer tipos de trabalho braçal que são comuns hoje em dia.

2034 – Integração do Córtex Humano Na Nuvem

     Em 2034 é interessante citar que no artigo original cita até o nome de uma empresa que irá fazer conexões significativas entre o córtex humano é a nuvem, ou seja, nos parece que com esta “inovação” até a questão de estudar ou de buscar conhecimento será coisa do passado. 

Hoje, se uma pessoa não sabe alguma coisa ela pega o celular e pesquisa algum artigo no Google ou vê se tem algum vídeo no YouTube sobre o assunto. Hoje a rede está abarrotada de informações, nas redes sociais, nos grupos, nos blogs, nos tutoriais, nos stories hoje há muita informação a rodo…

Agora imagine uma pessoa com a mente integrada na nuvem…Basta um pensamento e pronto! Essa pessoa conseguirá acessar este tipo de informação instantaneamente na sua cabeça. Isso provavelmente valerá para o que está na cabeça das outras pessoas também para acessarmos os conhecimentos desta pessoa. Lembra de um episódio do Chapolin que fazia meio que um transplante de cérebro?

     Já imaginou um tempo onde as pessoas não precisariam mais estudar? Pois bem, este tempo chegou. A escola já não é muito criticada por conta dessa questão do ensino bancário? 

A escola também não é muito criticada por muitas das coisas que não são ensinadas e das que deveriam ser ensinadas? Pois bem, seus problemas acabaram!

Basta fazer uma mudança em seu córtex e integrar sua mente na nuvem.

     Acreditamos que esse ainda não seria o ponto máximo da inteligência artificial, pois quando esse tipo de tecnologia chegar será para poucos, conhecimento sempre foi poder, imagina ter acesso a toda rede instantaneamente, quanto poder não teria alguém com tal capacidade? Pois é, por isso provavelmente o acesso a este tipo de tecnologia será para um grupo bem seleto de pessoas.

2034 – Fim Da Fome E Da Pobreza

     Nesse ano de 2034 também está “previsto” que muitos problemas mundiais serão social solucionados, como o câncer, a fome e a pobreza por exemplo.

Também neste mesmo ano há  uma promessa de que é inteligência artificial irá conseguir solucionar problemas mais complexos, problemas científicos e problemas que requerem um alto nível de abstração de complexidade.

     O conhecimento da realidade aumentada irá crecer em grande escala, imagine os computadores quânticos com todo conhecimento humano armazenados nele, e  podendo verificar todas as variáveis em suspensão ao mesmo tempo! Como são inúmeras as possibilidades, com o surgimento desse novo binário chamado de qubits haverá um processamento em escala sem igual.

Antigamente, ou seja, nos tempos atuais a linguagem de programação funciona de forma binária. Zeros e uns (01) aberto e fechado, sim e não, ligado e desligado, verdadeiro e falso, enfim…Com o surgimento do qubit entra uma nova variável que poderia ser dita como: Sim, Não ou talvez. Lembra da história do gato? Se o mesmo estaria vivo dentro da caixa, com esta nova variável seria esta teoria na prática.

     A ciência põe grande “fé” que esses computadores quânticos coseguirão solucionar a maioria dos problemas da humanidade, dada sua capacidade de processamento e de analisar todas as variáveis ao mesmo tempo.

Coisa essa que seria impossível para a cabeça de um só ser humano. Para que um ser humano pudesse ser capaz de ter tal capacidade, ele precisaria abarcar todo conhecimento da humanidade. O que hoje dada a nossa tecnologia é impossível para uma pessoa comum que precisa comer, dormir, trabalhar e descansar. Uma máquina já não precisa disso, ela consegue armazenar todo conhecimento já produzido de forma bem mais simples. 

Então para uma máquina e pra inteligência artificial, não será um grande desafio absorver todo conhecimento humano, mas para um simples ser “humano” isso ainda é impossível.

2036 – Ampliação Da Vida De 30 A 40 Anos A Mais.

     A previsão para o ano de 2036, é que também ocorrerá tipos de tratamentos diferenciados, para que o ser humano sobreviva ainda mais do que na data citada anteriormente. Acreditamos que a ideia seja melhorar e ampliar o que já foi produzido, garantindo que o ser humano comum poderá viver por mais 30 ou 40 anos além do que ela vive atualmente.

2036 – Cidades Inteligentes

     Cidades inteligentes se tornarão muito eficientes na utilização da energia solar, em produzir e distribuir alimentos e em oferecer segurança e transporte mais eficientes.

Essa questão de segurança não foi debatida ou exemplificada com clareza, mas com certeza haverá avanços muito significativos.

     Com a leitura deste artigo, fica evidente que muitas das pessoas que estarão vivendo dentro deste período, terão muita dificuldade de absorver todas essas mudanças que não serão em pequenas coisas, mais sim em grandes avanços, então dentro de cada 2 anos daqui para frente virão inovações que irão mudar o curso da história da humanidade atual.

Neste momento nos retorna a seguinte questão: Como será a vida para aquele ser humano que perdeu seu emprego para uma máquina ou aplicativo?

Como será a vida para aquele que é considerado como analfabeto digital?

Como será a vida para aquele que só sabia trabalhar dirigindo seu veículo via aplicativo?

Como será a vida daquele que trabalhava no meio dos transportes?

Todos os setores sofrerão mudanças drásticas, e a vida do ser humano aqui na terra segue de uma maneira bem incerta. Como poderiam eles prometer que durante essas implementações a vida do ser humano seria estendida? 

Detalhe essa extensão de vida foi prometida ao ser humano comum, ou seja, pessoas simples assim como eu e como você que depende de trabalhar arduamente no dia a dia para trazer seu sustento para a casa. Como poderia se dar tal coisa se o cenário mais parece que não haverá mais um trabalho digno pelo qual sobreviver?

A resposta a esta pergunta é: Quem viver verá!

2038 – Os Seres Humanos Serão Superados Pelas Máquinas

     Para finalizarmos com chave de ouro, falemos sobre o ano de 2038. Com base nesse artigo fica claro que haverão muitas e muitas e muitas outras previsões, principalmente nas lacunas que ficam entre esses dois anos.

Podemos também levar em consideração que depois do ano de 2030 o mundo será totalmente outro, tanto para as pessoas que vivem hoje, como para as pessoas que estarão vivas após o ano de 2030.

A humanidade irá mudar nesses próximos anos como ela nunca mudou, desde todo conhecimento da humanidade até hoje. Será uma mudança inimaginável se olharmos por toda a trajetória da história humana aqui na terra. Isso se a inteligência artificial conseguir implementar todos seus intentos, e acreditamos que a maioria dessas previsões já estejam estudos ou talvez até prontas esperando o seu momento de ser apresentado a todos.

     O que lhe falamos aqui foram somente coisas pontuais, mas são coisas significativas, coisas importantes que nos levam a pôr a mão na cabeça neste momento e pensar… Qual é o mundo que eu quero viver e para qual o “mundo” eu estou me preparando?

     Com certeza você que acompanha filmes, séries e os noticiários da TV.  Talvez do nada você veja algumas dessas criações em ação e se lembre deste artigo. Talvez nessa hora ainda haja o que fazer para aquelas pessoas que estão preparadas.

Este é o mundo onde quero criar os meus filhos ou será que nem filhos será possível ter nesta realidade vindoura?

     Lembre-se, não encare o futuro como uma extensão do que vivemos agora, pois  a promessa para 2038 é que o dia a dia já não será mais reconhecível porque a realidade virtual e inteligência artificial irão mudar todas as partes da vida humana. Ou seja, todas as instâncias da vida de um ser humano será modificada por conta da inteligência artificial e da realidade aumentada.

Por: Adenilson Santana

Singularity University Acesso em 11.01.2019

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *